O Aeroporto de Tarauacá, no interior do Acre, está entre os 19 aeroportos regionais da Amazônia Legal e do Nordeste que integram a primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) voltada à modernização da infraestrutura aeroportuária no país. O leilão, que ocorre nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, na B3, prevê atrair R$ 1,25 bilhão em investimentos privados.
A concessão terá duração de 30 anos, com um modelo simplificado e mecanismos de reequilíbrio contratual que, segundo o governo federal, buscam garantir sustentabilidade operacional e o fortalecimento da aviação regional.
Além do Acre, fazem parte desta etapa os estados do Amazonas, Rondônia, Tocantins, Pará, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Mato Grosso. Ao todo, o AmpliAR prevê que até 100 aeroportos em todo o país sejam modernizados nas próximas fases do programa.
A cerimônia conta com a participação do ministro Silvio Costa Filho e será transmitida ao vivo pelo canal do Ministério de Portos e Aeroportos no YouTube.






