Com mais de 60 anos de presença na região amazônica, a Ambev e Guaraná Antarctica levarão, ao longo do mês de novembro, a essência e a força empreendedora da Amazônia para Belém, na “Terra do Guaraná”, espaço que celebra a produção local e a biodiversidade da região. A iniciativa conecta tradição, inovação e sustentabilidade, destacando o potencial dos empreendedores amazônicos e o compromisso com o desenvolvimento sustentável da floresta.
O ambiente contará com uma exposição sobre a história do guaraná e um espaço de alimentação com empreendedoras locais, em uma curadoria especial da Feira Preta. Será um ponto de encontro entre tradição, inovação e sustentabilidade, destacando o protagonismo dos empreendedores amazônicos. Inspirado em Maués, capital nacional do guaraná e lar da Fazenda Santa Helena, mantida pela Ambev e por Guaraná Antarctica para produção do fruto, o projeto reforça o vínculo da companhia com a região e evidencia o potencial transformador da bioeconomia amazônica.
A exposição imersiva, “Terra do Guaraná” convida o público a uma jornada sensorial por Maués. Cada detalhe foi pensado para traduzir a conexão entre identidade amazônica, natureza e cultura, em um convite a enxergar a Amazônia sob uma nova perspectiva.
Além da imersão sensorial, o público poderá visitar a Praça Original da Amazônia, onde empreendedoras locais apresentam sabores que expressam a riqueza da floresta e o potencial da bioeconomia amazônica. Com curadoria da Feira Preta, o espaço reforça a valorização da cultura, da diversidade e do empreendedorismo na região.
Durante o período, o espaço também receberá aulas e oficinas voltadas ao público, com temas como, práticas sustentáveis e colaboração comunitária até a valorização de iniciativas locais que se conectam com o mundo. A primeira oficina foi conduzida por Trisha, artista da região, conhecida por criar peças inspiradas nas belezas naturais da Amazônia e que ensinou como transformar o propósito em conteúdo para redes sociais. A agenda oficial das oficinas estará disponível em breve no site.
“Maués faz parte da nossa história há mais de 60 anos e continua inspirando nosso futuro. É lá que o guaraná nasce, que as histórias se entrelaçam e que aprendemos, todos os dias. Queremos mostrar que desenvolvimento e preservação podem caminhar juntos, e que cada passo dado com respeito ao meio ambiente é também um passo rumo a um legado mais sustentável para todos”, comenta Thayná Nascimento, gerente de Sustentabilidade e Impacto Positivo.
Para fortalecer a agricultura na região, a Ambev ampliou recentemente o viveiro de mudas da Fazenda Santa Helena. A expectativa é que mais de 100 mil unidades sejam produzidas e doadas para a comunidade até 2026, gerando renda e novas oportunidades para mais de 1500 famílias da região.








