O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, comemorou o reconhecimento nacional de produtores de Acrelândia que estão entre os 15 finalistas de uma premiação realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC), na Expominas, em Belo Horizonte (MG). O evento é um dos mais importantes do setor no país e reúne marcas e produtores de diversas regiões do Brasil.
Bocalom relembrou que, há 20 anos, quando era prefeito de Acrelândia, incentivou os primeiros plantios de café no município. “Eu fico muito feliz em ver que aquela mensagem que levo por todo o estado há 20 anos, de que investir no setor produtivo é a solução para o desenvolvimento do nosso Acre, está se comprovando como uma realidade. ‘Produzir para empregar’ e ‘Campo rico, cidade rica’ sempre foram os meus lemas. Muitos me criticaram, mas hoje até meus adversários políticos reconhecem os bons resultados que o investimento no plantio de café está trazendo para o estado”, afirmou.
O prefeito destacou que o reconhecimento nacional dos produtores acreanos comprova que políticas públicas voltadas à agricultura geram resultados concretos. “Está aí o exemplo: dois produtores de Acrelândia, onde fui prefeito, estão disputando uma premiação nacional com o café Robusta da Amazônia”, completou.
A Semana Internacional do Café é promovida em parceria com o Sistema Faemg-Senar, Sebrae, Governo de Minas Gerais e outras instituições. A feira reúne mais de 200 marcas expositoras e movimenta toda a cadeia produtiva, de insumos a torrefações, exportadores e cafeterias.
Esta é a primeira vez que o Acre participa do evento com os Robustas Amazônicos. O estande acreano, de 100 m², conta com uma cafeteria comandada por baristas especializados, treinados para apresentar aos visitantes a qualidade e a história do café produzido no estado.
O Governo do Estado do Acre também participa da feira, com uma comitiva liderada pela Secretaria de Agricultura, que busca fortalecer parcerias e ampliar o mercado do café acreano.







