Com a Amazônia no centro das atenções mundiais durante a #OP30, que acontece em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro, os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgados nesta segunda-feira, 10, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), trazem um retrato importante do desempenho ambiental dos municípios da Região Norte, e o Acre aparece com destaque.
No ranking regional de melhores indicadores de Meio Ambiente, Cruzeiro do Sul figura em 6º lugar na Região Norte e 23º no Brasil, à frente da capital acreana, Rio Branco, que ocupa a 19ª posição regional e 107ª nacional. Entre os 36 municípios nortistas avaliados, apenas essas duas cidades do Acre figuram na lista.
O pilar de Meio Ambiente – que representa 5,9% do ranking geral – avalia a capacidade dos municípios de garantir o uso sustentável dos recursos naturais, preservar a biodiversidade e reduzir impactos ambientais. São analisados cinco indicadores:
- Emissões de Gases de Efeito Estufa (fonte: SEEG Municípios);
- Cobertura de Floresta Natural, Desmatamento Ilegal, Velocidade do Desmatamento Ilegal e Áreas Recuperadas (fontes: MapBiomas).
Segundo o CLP, o objetivo é medir o comprometimento municipal com práticas sustentáveis, incentivando um modelo de desenvolvimento que assegure qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.








