Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cruzeiro do Sul se destaca entre as cidades mais sustentáveis da Amazônia, segundo ranking nacional

Cruzeiro do Sul se destaca entre as cidades mais sustentáveis da Amazônia, segundo ranking nacional

Foto: Diego Silva/ Secom

Com a Amazônia no centro das atenções mundiais durante a #OP30, que acontece em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro, os dados do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgados nesta segunda-feira, 10, pelo Centro de Liderança Pública (CLP), trazem um retrato importante do desempenho ambiental dos municípios da Região Norte, e o Acre aparece com destaque.

No ranking regional de melhores indicadores de Meio Ambiente, Cruzeiro do Sul figura em 6º lugar na Região Norte e 23º no Brasil, à frente da capital acreana, Rio Branco, que ocupa a 19ª posição regional e 107ª nacional. Entre os 36 municípios nortistas avaliados, apenas essas duas cidades do Acre figuram na lista.

O pilar de Meio Ambiente – que representa 5,9% do ranking geral – avalia a capacidade dos municípios de garantir o uso sustentável dos recursos naturais, preservar a biodiversidade e reduzir impactos ambientais. São analisados cinco indicadores:

Segundo o CLP, o objetivo é medir o comprometimento municipal com práticas sustentáveis, incentivando um modelo de desenvolvimento que assegure qualidade de vida para as gerações presentes e futuras.

 

Sair da versão mobile