Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Dia Mundial do Diabetes: ação oferece exames e atendimentos gratuitos na Urap Maria Barroso, em Rio Branco

Dia Mundial do Diabetes: ação oferece exames e atendimentos gratuitos na Urap Maria Barroso, em Rio Branco

Foto: Divulgação

A população de Rio Branco conta, nesta sexta-feira, 14, com uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades acontecem até as 12h na Urap Maria Barroso, com o tema “Diabetes e Bem-Estar!”, reforçando ações de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado contínuo.

Ao longo da manhã, os moradores têm acesso a uma série de serviços gratuitos, como imunizações, solicitação de exames HbA1c, aferição de pressão arterial, práticas integrativas em saúde (auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia), aferição de glicemia, solicitação de eletrocardiograma, retinografia e aulão aeróbico.

A Urap, que possui três equipes de Atenção Primária e assiste atualmente 180 pacientes diabéticos, ampliou a oferta de atendimentos para essa ação.

O gestor da unidade, Jhon Willer, destacou que o mutirão inclui serviços realizados em parceria com a Ufac, como avaliação da retina e dermatologia. Segundo ele, o objetivo é identificar sinais de alerta e aprimorar o acompanhamento dos pacientes.

“Estamos disponibilizando avaliação da retina, dermatologia e eletrocardiograma, que ajudam a identificar sintomas de risco e melhorar o atendimento na comunidade. Todos os pacientes passam pelo exame de hemoglobina glicada, feito semestralmente para avaliar a intensidade da doença. Caso haja necessidade, fazemos o encaminhamento para instituições parceiras, como a EMAG”, explicou o gestor.

Dia Mundial do Diabetes: ação oferece exames e atendimentos gratuitos na Urap Maria Barroso, em Rio Branco
Foto: Divulgação

Entre os atendidos, está Célio Guimarães, 53 anos, morador do bairro Ayrton Senna, cadastrado na unidade desde 2004, quando foi diagnosticado com diabetes. Ele relata que o suporte recebido ao longo dos anos tem sido fundamental para manter a doença controlada.

“Desde o diagnóstico, sempre fui muito bem acompanhado pela unidade. Recebo orientação médica, apoio dos enfermeiros e agentes comunitários, além dos medicamentos pelo SUS. Hoje minha diabetes está controlada”, afirmou. Célio, que passou por amputação de duas pernas, compartilhou ainda um conselho à população: “É preciso vigilância e disciplina. A alimentação faz toda a diferença. A amputação que sofri foi por desobediência comigo mesmo, não por culpa da doença.”

A ação integra as iniciativas da gestão municipal para incentivar hábitos saudáveis, ampliar o acesso a serviços de saúde e fortalecer o cuidado contínuo com pessoas que vivem com diabetes ou apresentam risco de desenvolver a doença.

Dia Mundial do Diabetes: ação oferece exames e atendimentos gratuitos na Urap Maria Barroso, em Rio Branco
Foto: Divulgação

 

 

Sair da versão mobile