Para evitar atrasos e garantir que os estudantes cheguem aos locais de prova do Enem 2025, a Prefeitura de Rio Branco vai reforçar o transporte coletivo nos dois domingos de aplicação do exame: 9 e 16 de novembro. Serão 60 ônibus circulando pela capital, sete a mais que a frota normalmente utilizada aos domingos, segundo informações divulgadas pelo RBTrans.
De acordo com o plano operacional elaborado pela RBTrans, o reforço tem como foco atender bairros mais afastados, garantir mais fluidez nos horários de pico e evitar lotação nos veículos. A operação será conduzida pela empresa Ricco Transportes, responsável pela execução das linhas.
Ao todo, 53 linhas estarão em funcionamento, com veículos extras posicionados estrategicamente para substituir ônibus com falha mecânica ou atender demanda acima do esperado. Às 7 horas, dois carros ficarão de prontidão no Terminal Central, um no Terminal da Baixada, outro no Tucumã/Universitário e três na garagem da operadora.
Além do reforço na circulação, agentes estarão nos terminais orientando candidatos e monitorando possíveis problemas. Nos dois dias de prova, a fiscalização ocorrerá das 9 horas às 15 horas no Terminal Central e de forma itinerante em outras regiões.
Horários do Enem em Rio Branco (horário local)
- Abertura dos portões: 10 horas (nos dois dias)
- Fechamento: 11 horas
- Início das provas: 11h30
- Término: 9/11 — 17 horas ; 16/11 — 16h30
Enem 2025:
Quase 29 mil pessoas devem participar do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 no Acre, neste domingo, 9. De acordo com o Inep, órgão do Ministério da Educação, 28.962 inscritos estão aptos a fazer a prova no estado. O Acre aparece como a segunda unidade da federação com menor adesão ao exame, ficando à frente apenas de Roraima.
Apesar disso, o número de participantes cresceu em relação à edição anterior. Em 2024, foram 26.375 inscritos, o que significa um aumento de 2.587 candidatos, equivalente a 9,8% de crescimento nas inscrições.







