A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Igarapé Redenção, em Rio Branco, foi revitalizada e passa a operar com capacidade para tratar até 80 litros de esgoto por segundo. A nova estrutura foi entregue nesta quarta-feira, 19, pelo governo do Acre e atenderá também a região Norte da bacia do Igarapé São Francisco, beneficiando diretamente cerca de 40 mil pessoas.
Localizada na Estrada do Quixadá, a obra recebeu R$ 4,15 milhões em recursos, combinando operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e verbas próprias do Estado, e será administrada pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb).
A revitalização integra o programa de ampliação da cobertura de esgotamento sanitário da capital e recupera uma estrutura que estava inativa desde 2007.
Durante a cerimônia, o governador Gladson Camelí destacou a relevância do investimento. “Muitos acham irrelevante, mas, como cidadão e engenheiro civil, sei que um projeto de esgotamento sanitário adequado significa melhoria na qualidade de vida de todos. Essa entrega é a garantia de desenvolver melhor sustentabilidade para a nossa região”.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, também participou da solenidade. “Mais uma vez comprovamos que, quando andamos juntos, evoluímos melhor do que separados. Essa obra é fundamental para nossa sociedade, pois saneamento básico é qualidade de vida”.
Além da ETE, o governo do Acre anunciou ordens de serviço para construção e reforma de equipamentos urbanos, incluindo sete quadras poliesportivas em diferentes municípios, reforma da Diretoria de Saúde do Corpo de Bombeiros, revitalização do skatepark do Jardim Nazle e melhorias na Unidade Prisional UP-7.
Três dessas obras fazem parte do programa PEC-GER, que permite a participação de micro e pequenas empresas em contratações públicas de até R$ 500 mil, fortalecendo a cadeia da construção civil local.






