Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Feriadão no Acre terá calor extremo, temporais e até “fraca friagem”, prevê Friale

Feriadão no Acre terá calor extremo, temporais e até “fraca friagem”, prevê Friale

Foto: Juan Vicente Diaz

O Acre deve enfrentar um feriadão com mudanças bruscas no tempo, segundo previsão do pesquisador climático Davi Friale. Entre os dias 15 e 18, sábado e terça-feira, o Estado terá de tudo um pouco: calor abafado, chuvas intensas, ventos fortes e até uma “fraca friagem”.

De acordo com Friale, o sábado, 15, será marcado por calor e instabilidade. “O calor abafado e as chuvas vão predominar, podendo chover forte em vários municípios acreanos, inclusive em áreas de Rio Branco”, informou.

No domingo, 16, o tempo muda e o sol volta a predominar. Entretanto, o calor deve ser intenso. “A probabilidade de chuva será baixa, mas pode chover rápido em alguns pontos”, destacou o pesquisador, acrescentando que o dia será bastante ventilado, com ventos de noroeste e variações de norte e oeste.

A segunda-feira, 17, será o dia mais quente do período. Porém, à noite, começa a transição para um novo cenário. “A partir da noite para o dia seguinte, uma fraca onda de frio polar chega ao estado, provocando chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de temporais”, afirmou Friale.

Na terça-feira, 18, a onda polar se intensifica, derrubando as temperaturas e trazendo uma “fraca friagem”. As mínimas devem ficar entre 17ºC e 19ºC no Vale do Acre, atingindo municípios como Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Xapuri. A temperatura máxima na região leste e sul do estado não deve passar dos 27ºC.

Risco de transtornos

Friale alerta para episódios de instabilidade mais severos em dois momentos do feriadão. “Há alta probabilidade de ocorrência de alguns transtornos neste sábado e na noite de segunda-feira para terça-feira”, disse ele. Entre os problemas possíveis estão inundação de ruas, transbordamento de córregos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

O pesquisador também comentou a situação do rio Acre em Rio Branco, que subiu mais de 3 metros em menos de 24 horas e ultrapassou a marca dos 4 metros nesta sexta-feira. A tendência é de que o nível comece a baixar a partir de sábado, porém o alívio deve ser temporário.

Segundo Friale, “o rio deverá voltar a subir após o dia 18, tendo em vista as chuvas intensas que deverão ocorrer neste feriadão”.

Sair da versão mobile