Um fim de semana marcado por fortes chuvas e possibilidade de temporais é o que prevê o pesquisador meteorológico Davi Friale para o Acre. A partir da tarde e início da noite deste sábado, 22, uma fraca onda polar avança sobre o estado, mudando o cenário de calor para um clima mais ameno e instável no domingo, 23.
Segundo Friale, há alta probabilidade de chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, queda de granizo e grande incidência de raios em boa parte do estado. O pesquisador alerta para transtornos em áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e possíveis danos a edificações.
Em Rio Branco e nos demais municípios do vale do Rio Acre, o domingo deve começar com chuva e temperaturas mais baixas. No entanto, o cenário mais crítico, segundo Friale, deve se concentrar no centro do estado e no Vale do Juruá, onde, além de chuva volumosa, não está descartada a ocorrência de temporais.
As estimativas apontam que, em alguns pontos, o acumulado de precipitação pode variar entre 80 e 130 milímetros. Caso esse volume se concentre nas áreas de drenagem de igarapés ou córregos, o risco de transbordamento rápido aumenta, trazendo sérios impactos para ribeirinhos e moradores dessas regiões.
A próxima semana também deve seguir sob forte influência da instabilidade, com previsão de muita chuva em todo o Acre. Em Rio Branco, o nível do rio Acre deve subir de forma significativa, embora, segundo Friale, ainda não haja motivos para preocupação alarmante.