O governador Gladson Camelí participa, a partir desta segunda-feira, 10, da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). O evento reúne chefes de Estado, governadores da Amazônia e representantes de quase todos os países do mundo para discutir medidas de enfrentamento à crise climática.
“É com grande alegria e profundo senso de responsabilidade que o Acre participa da COP30, realizada pela primeira vez na Amazônia. Quero, em nome do povo acreano, saudar o presidente da República, os governadores da Amazônia Legal e todas as delegações que vieram somar esforços em favor do nosso planeta”, disse Camelí, que representa o estado ao lado de uma comitiva técnica.
Também participaram da cerimônia o governador do Pará, Helder Barbalho, anfitrião da conferência, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a cantora Fafá de Belém.
A abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou a importância de o Brasil sediar o evento no coração da floresta. “É muito importante que uma COP esteja sendo realizada na Amazônia. Nós somos o foco das ações voltadas ao meio ambiente. Devemos nos unir para cumprir com os acordos”, afirmou o presidente.
Para Camelí, o encontro marca um momento simbólico para o país. “Estamos na região que mais simboliza a luta global contra as mudanças climáticas, e o Acre chega a este evento reafirmando seu compromisso com a conservação da floresta e com o desenvolvimento sustentável”, destacou o governador.
A COP30 ocorre de 10 a 21 de novembro, no Parque da Cidade, em Belém, e é promovida pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC). A edição deste ano marca a transição da sede anterior, em Baku (Azerbaijão), para o Brasil, e reúne líderes mundiais, cientistas, organizações ambientais e representantes da sociedade civil.








