Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Inspeção do Deracre identifica erosão em acesso da Ponte Binacional Wilson Pinheiro, na fronteira com a Bolívia

Inspeção do Deracre identifica erosão em acesso da Ponte Binacional Wilson Pinheiro, na fronteira com a Bolívia

Ponte é um importante elo comercial e social entre o Brasil e a Bolívia. Foto: Ascom/Deracre

Uma inspeção técnica de equipe do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), nesta quarta-feira, 26, constatou erosão no acesso da Ponte Binacional Wilson Pinheiro, que liga Brasileia a Cobija, na Bolívia. A vistoria foi motivada por relatos de danos na cabeceira localizada do lado boliviano.

A avaliação, conduzida pelo diretor de Planejamento e Expansão do Deracre, Júlio Martins, com apoio de engenheiros do órgão, identificou desgaste na junta de dilatação e avanço de erosão na estrutura de acesso. Os problemas, porém, são considerados solucionáveis com manutenção corretiva e não representam risco à estrutura principal da ponte.

“A avaliação foi tranquila. A erosão ocorre na cabeceira, que não faz parte da estrutura central da ponte, e a junta de dilatação apresenta desgaste natural. São situações que demandam manutenção, mas sem risco de comprometimento da ponte. O Deracre irá programar os serviços necessários para corrigir esses pontos”, afirmou Martins.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que o governo mobilizou imediatamente a equipe técnica após ser acionado para avaliar a situação. “A Ponte Wilson Pinheiro é essencial para a integração entre Brasileia e Cobija, e seguimos atuando com responsabilidade para garantir a segurança dos usuários”, declarou.

Com o diagnóstico concluído, o Deracre prepara um plano de intervenção para corrigir os danos identificados na cabeceira e assegurar o tráfego normal na ligação fronteiriça.

Sair da versão mobile