Muito embora a superlua só consiga ser observada nesta quarta-feira, 5, os acreanos já puderam ter um gostinho do que vai acontecer. É que nesta terça-feira, 4, o satélite natural da Terra já chamou atenção.
Segundo o Observatório Nacional, essa é a maior e mais brilhante superlua do ano. Será o segundo e penúltimo fenômeno desse tipo em 2025, e ocorre quando a lua cheia está a menos de 360 mil quilômetros da Terra, parecendo maior e mais brilhante.
Embora o termo superlua não seja usado oficialmente por astrônomos, ele se popularizou por traduzir de forma simples esse efeito visual que chama a atenção a cada ocorrência.
Horários
A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. Em São Paulo, o nascer da lua deve ocorrer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 — horários aproximados, que variam conforme a região e o fuso local.
Para aproveitar o momento, basta procurar um local com boa visibilidade do horizonte e torcer por um céu limpo. Nessa condição, será possível observar a lua a olho nu, mais próxima, brilhante e detalhada.









