Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 800 detentos do Acre vão fazer o Enem PPL em dezembro

Mais de 800 detentos do Acre vão fazer o Enem PPL em dezembro

Foto: Zayra Amorim/Iapen

Um total de 832 detentos do Acre está inscrito para participar do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL), que será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro. O exame representa uma chance de recomeço para quem cumpre pena e busca novas oportunidades por meio da educação.

Entre os participantes está F.H.B., que cumpre pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco e conclui o ensino médio na Escola Fábrica de Asas, instalada dentro da unidade prisional.

“Eu estou me sentindo até uma pessoa da sociedade novamente. Através das chances que a pessoa vai ganhando, pode mudar e ser alguém na vida. Eu tenho vontade de ser professor de Educação Física”, relata o interno.

A diretora da escola, Roselí Albuquerque, destaca a importância da educação como ferramenta de ressocialização. “A maioria, quando adentra no sistema prisional, para de estudar por diversos motivos, e aqui eles têm a oportunidade de retomar os estudos para, quando sair, terem mais chances de ingressar no mercado de trabalho”, afirma.

De acordo com Margarete Frota, chefe da Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o Enem PPL deste ano traz uma novidade importante: o retorno da possibilidade de certificação do ensino médio por meio da prova.

O Enem PPL é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com os órgãos de administração prisional, e busca ampliar as oportunidades educacionais de pessoas privadas de liberdade, contribuindo para sua reinserção social e profissional.

Sair da versão mobile