Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Mais de 70 mil famílias no Acre deixam de economizar na conta de luz; veja como acessar o desconto

Mais de 70 mil famílias no Acre deixam de economizar na conta de luz; veja como acessar o desconto

Foto: Arquivo

No Acre, 76 mil famílias aptas a receber desconto na conta de luz ainda não utilizam o benefício, segundo dados da própria Energisa. Elas têm direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) por estarem registradas no CadÚnico, mas precisam solicitar o benefício junto ao setor comercial da concessionária.

Atualmente, 94 mil famílias cadastradas no sistema do governo federal já recebem o desconto. Para ter acesso, é necessário que o titular da conta esteja com o cadastro atualizado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município e que o CPF informado seja o mesmo do CadÚnico.

“Há situações de famílias de baixa renda que não recebem o benefício da tarifa social porque estão com cadastro desatualizado na Energisa ou no CadÚnico do governo federal. A concessionária usa os mesmos dados do governo na hora de conceder o desconto automático, por isso é indispensável que o titular da conta de energia seja o mesmo CPF que consta no CadÚnico”, explica a coordenadora da Energisa Acre, Camila Pessoa.

Desde o dia 5 de julho, conforme nova resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), clientes beneficiados que consumirem até 80 kWh por mês têm isenção total da energia consumida. A cobrança passa a ser feita apenas sobre o que exceder esse limite, mantendo o benefício de forma proporcional.

Assim, quem consome até 80 kWh/mês fica totalmente isento da tarifa, enquanto os consumidores que ultrapassarem essa faixa pagam somente pelo excedente.

Sair da versão mobile