Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

“Minha pátria é a língua pretuguesa”: Semana de Letras celebra 50 anos da independência dos países africanos lusófonos

“Minha pátria é a língua pretuguesa”: Semana de Letras celebra 50 anos da independência dos países africanos lusófonos

Foto: Juan Vicent Diaz

Entre poesia, história e reflexão, o curso de Letras Português da Universidade Federal do Acre celebra, neste ano, o cinquentenário da independência dos países africanos de língua portuguesa. Para marcar a data, a instituição realiza, nos dias 10 e 14 de novembro, a 24ª edição da Semana de Letras, um dos eventos mais tradicionais do curso, com o tema “Minha pátria é a língua pretuguesa”. As atividades acontecem no Anfiteatro Garibaldi Brasil, na Ufac.

Inspirada nas proposições literárias do escritor Kalaf Epalanga, a programação reúne palestras, mesas-redondas, minicursos e apresentações artísticas, promovendo um espaço de encontro e troca de saberes.

A edição deste ano busca celebrar a sabedoria, a ancestralidade e a criatividade em um diálogo entre a lusofonia afro-brasileira e a herança poética de Fernando Pessoa.

“O evento chega à sua 24ª edição consolidado como um espaço de encontro, partilha e formação. Este ano ganha um significado ainda mais especial por celebrar o cinquentenário das independências dos países africanos de língua portuguesa”, afirma o professor e coordenador da Semana de Letras, Henrique Silvestre Soares.

A Semana convida estudantes, professores e a comunidade a refletirem sobre as potências e resistências das línguas africanas e afro-brasileiras, destacando os ritmos, as danças e as expressões culturais de um povo que lutou por sua liberdade.

Como define Epalanga, “o pretuguês é o nosso kintsugi linguístico, as linhas douradas que devolvem vida a esse objeto quadrado que é a nossa história.”

📅 Data: 10 e 14 de novembro
📍 Local: Anfiteatro Garibaldi Brasil – Universidade Federal do Acre

Para mais informações sobre a programação no Instagram @semanadeletrasufac

“Minha pátria é a língua pretuguesa”: Semana de Letras celebra 50 anos da independência dos países africanos lusófonos

Sair da versão mobile