O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Ricardo Araújo, disse, À GAZETA, que a retirada de R$ 45 milhões dos cofres da autarquia, destinados à reconstrução da BR-364, é provisória e não foi uma decisão do presidente Lula (PT).
Segundo ele, houve apenas um remanejamento temporário do valor para outro estado e o recurso deve retornar integralmente ao Acre a qualquer momento a partir desta terça-feira, 4.
“Esse dinheiro foi retirado, sim, mas não tem nada a ver com o Lula. Isso foi um remanejamento interno do próprio Dnit”, esclareceu, após notícias que atribuíram ao presidente da República a saída da verba pública.
“É comum fazermos essa transferência de uma superintendência para outra. Mas eles vão retornar o dinheiro. O que acontece é que outro estado precisa de verba de forma emergencial e eles usam o recurso de outro local, mas a quantia volta. Eu também posso precisar aqui no Acre e eles vão tirar de outro lugar para me atender”.
Ricardo reforçou que a Presidência da República não se envolve com remanejamentos financeiros no órgão. “As pessoas precisam ter esse conhecimento. Essa é a verdade”, disparou.
Os recursos para a reconstrução da BR-364 somam cerca de R$ 870 milhões e foram anunciados em agosto por Lula e pelo ministro dos Transportes Renan Filho, em visita ao estado.
Serão recuperados 286,7 km de trechos críticos que cortam 12 municípios acreanos, beneficiando, direta e indiretamente, meio milhão de pessoas. Serão restaurados quatro lotes em duas regiões:
– divisa do Acre com Rondônia até Bujari; e
– de Feijó até Cruzeiro do Sul.







