Um paciente de 66 anos, morador de Cruzeiro do Sul, passou por um transplante de fígado nesta quinta-feira, 20, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), em Rio Branco. Ele estava na fila de transplantes e foi encaminhado à capital com apoio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria de Estado de Saúde. Este foi o 15º transplante de fígado realizado no Acre ao longo de 2024.
O órgão utilizado no procedimento foi captado em Rondônia e trazido ao estado pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), vinculado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública.
A mobilização envolveu as Centrais de Transplantes do Acre e de Rondônia, que atuaram de forma coordenada para garantir que todo o processo ocorresse dentro do tempo ideal entre captação, transporte e cirurgia.
Segundo o Serviço de Transplantes da Fundhacre, o procedimento só pôde ser realizado graças à doação autorizada pela família do doador e ao trabalho conjunto das equipes médicas, de enfermagem e logística que atuam no programa.
Um dos cirurgiões responsáveis pelo transplante, Aloysio Coelho, destacou a importância do gesto de doar e lembrou que a decisão das famílias é determinante para salvar vidas.
“Sempre deixamos o nosso agradecimento e reconhecimento à família que, nesse momento de luto, decidiu doar os órgãos do seu ente querido para beneficiar outras pessoas que estavam sofrendo, na lista de espera. Esse ato salva vidas. E reforço aqui o nosso pedido: comunique sua família sobre seu desejo de ser doador. Assim conseguimos ajudar mais pacientes”, disse o médico.
O transplante foi realizado com sucesso, e o paciente permanece sob cuidados da equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Fundhacre, onde seguirá em monitoramento nas próximas horas e dias.







