Três professoras da Universidade Federal do Acre (Ufac), Almecina Balbino Ferreira, Marilene Santos de Lima e Berenice Kussumoto de Alcântara da Silva, tiveram projeto aprovado no edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dentro do Programa Conhecimento Brasil: Atração e Fixação de Talentos.
Intitulado “Transformação via ‘Rhizobium rhizogenes’ para Aumento da Produção de Compostos Medicinais, Nutricionais e Tolerância ao Estresse em Espécies Amazônicas: Estudos de Caso com ‘Uncaria tomentosa’, ‘Alternanthera sessilis’ e ‘Bertholletia excelsa’”, o projeto foi aprovado com recursos de R$ 1.088.999,84, que serão destinados à aquisição de equipamentos e à concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) para alunos de graduação.
O pesquisador Bruno Trevenzoli Favero, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), será coordenador da iniciativa e atuará na Ufac durante quatro anos, em cooperação com os grupos de pesquisa da instituição. Segundo Almecina Balbino Ferreira, a presença de um pesquisador internacional reforça os laboratórios, amplia a formação de novos cientistas e coloca a Ufac em destaque na pesquisa amazônica.
O projeto tem como foco a biotecnologia aplicada à biodiversidade da Amazônia, com ênfase na produção de compostos medicinais e nutricionais de espécies nativas, além de investigar a tolerância das plantas a diferentes tipos de estresse. A iniciativa também conta com a parceria do professor Matheus Matos do Nascimento, do Instituto Federal do Acre, campus de Sena Madureira.
			








