Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito de cidade do Acre é alvo de ação por arremessar dinheiro ao público durante festa

Prefeito de cidade do Acre é alvo de ação por arremessar dinheiro ao público durante festa

Foto: Reprodução

O que era pra ser um momento de “descontração” acabou se tornando alvo de investigação. Ainda em junho deste ano, o prefeito de Bujari, João Edvaldo Teles de Lima, o Padeiro, arremessou pacotes de dinheiro em direção ao público durante a ExpoBujari. Por conta da repercussão, o Ministério Público do Acre (MPAC) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o gestor.

A alegação da ação é que o gestor utilizou a estrutura de um evento custeado integralmente com recursos públicos, incluindo palco, som, iluminação, segurança, divulgação e transmissão, para realizar ato de de caráter pessoal, ao lançar pacotes de dinheiro à plateia.

Para o promotor de Justiça Antonio Alceste Callil de Castro, que assina a ação, ressalta que o que se censura não é a origem dos recursos, mas a utilização indevida de um evento público.

Ainda segundo Castro, a “instrumentalização indevida da máquina pública para fins de promoção pessoal, prática incompatível com os fundamentos da República e com os princípios que regem a Administração Pública”, observando que o ato “transformou a publicidade institucional em marketing pessoal, desvirtuando a finalidade constitucional da comunicação governamental, que deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, conforme o § 1º do artigo 37 da Constituição Federal”.

As investigações conduzidas em inquérito civil indicaram que o prefeito já havia adotado conduta semelhante em ocasião anterior, durante comemoração do Dia das Mães no ramal Walter Arcer, quando também lançou cédulas de dinheiro ao público presente.

O próprio prefeito reconheceu ter distribuído valores em espécie durante o evento, alegando tratar-se de um gesto recreativo e espontâneo.

Sair da versão mobile