Em Assis Brasil, o nível do Rio Acre subiu, no último domingo, 9, aproximadamente 5 metros na Aldeia dos Patos, segundo informações divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, nesta terça-feira, 11.
Ainda de acordo com ele, o manancial já começou a apresentar vazante, de modo que as águas já chegaram em Brasiléia e fizeram com que o Rio Acre subisse aproximadamente 4,5 metros na região.
“Após, esse volume vai chegar em Xapuri, Capixaba e, finalmente, em Rio Branco”, explicou. “A expectativa é que, aqui na capital, o rio ultrapasse os 3 metros pela primeira vez desde de abril deste ano”.
A subida, ainda segundo o coordenador, deve chegar na quinta-feira. 13. “Acreditamos que o que pode ser impactada é a distribuição de água. Isso porque o rio, quando sobe muito, acaba afetando os flutuantes das estações de tratamento e as bombas, além de causar a turbidez, que são os sedimentos”, explica.
Ainda em outubro deste ano, a capital teve problemas no abastecimento por mais de dez dias justamente por conta da turbidez, o que fez com que a Defesa Civil de Rio Branco colocassem em ação um plano de contingência.
O coordenador explicou também que o aumento nos níveis do Rio Acre no estado é em decorrência do aumento nas nascentes do Peru e da Bolívia. “Acreditamos que, em 24 horas, já comece a vazante, ou seja, na sexta-feira, 14. Mas isso apenas se não houver chuvas significativas na nascente da bacia do Rio Acre”, finalizou.








