Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Rio Branco ganha novos pontos de coleta para resíduos especiais; veja os locais

Rio Branco ganha novos pontos de coleta para resíduos especiais; veja os locais

Foto: Vitória Souza/Secom

Você não sabe onde descartar pilhas, baterias ou aquele pequeno eletrônico que estragou? A partir de agora, os moradores de Rio Branco passam a contar com novos pontos de coleta para resíduos especiais, distribuídos em locais de grande circulação, entre eles, o Horto Florestal, redes de supermercados, farmácias e estabelecimentos especializados.

Os pontos foram instalados como parte da política municipal de gestão de resíduos, voltada à logística reversa e à destinação correta de materiais que não podem ir para o lixo comum, como lâmpadas, pilhas e eletroeletrônicos. A proposta é reduzir o descarte irregular e impedir que substâncias tóxicas cheguem aos rios, córregos e ao aterro.

O Horto Florestal é o destaque da iniciativa, por receber diariamente grande fluxo de pessoas.

“A pessoa já vem caminhar no Horto Florestal e pode trazer aquele eletroeletrônico que, geralmente, iria para o lixo comum ou seria descartado de forma incorreta no meio ambiente. Então, esse ponto de coleta é para promover ainda mais a sustentabilidade, por meio do descarte correto desses produtos recicláveis, que podem até voltar para as fábricas e algumas dessas peças serem reutilizadas”, explicou a secretária municipal de Meio Ambiente em exercício, Charlene Lima.

Ela reforça que muito do que antes era encontrado poluindo igarapés, como televisores quebrados, computadores e outros materiais descartados incorretamente, agora tem destino adequado. A abertura dos pontos, segundo a gestão municipal, oferece ao cidadão um caminho acessível para participar ativamente da preservação ambiental.

Veja os locais de coleta em Rio Branco

Pilhas e baterias:

Eletroeletrônicos:

Sair da versão mobile