26 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Rio Branco supera Acre e média nacional na redução do desemprego entre adultos jovens

Capital apresenta melhor desempenho relativo no período 2022–2025, segundo microdados oficiais da PNAD Contínua

Assessoria por Assessoria
17/11/2025 - 14:48
Rio Branco supera Acre e média nacional na redução do desemprego entre adultos jovens
Manda no zap!CompartilharTuitar

Rio Branco alcançou uma das quedas mais expressivas no desemprego entre adultos de 25 a 39 anos no país, segundo análise dos microdados da PNAD Contínua (IBGE). O levantamento mostra que a capital não apenas superou a média nacional, como também ultrapassou o desempenho médio do Acre no mesmo período.

Entre o segundo trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2025, a taxa de desocupação na capital caiu 56,6%, recuando de 14,3% para 6,1% na faixa etária de maior produtividade econômica. O resultado coloca Rio Branco com a melhor trajetória proporcional de redução do desemprego entre os recortes avaliados.

Os dados apontam que, enquanto o Brasil apresentou queda de 37,3% e o Acre reduziu 33,9% no índice de desocupação nessa faixa etária, Rio Branco avançou de forma mais acelerada, consolidando uma convergência inédita com a média nacional. No mesmo intervalo, a diferença entre o índice da capital e o índice brasileiro caiu de 6 pontos percentuais para apenas 1 ponto.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A capital acreana também ultrapassou o próprio estado ao longo da série observada: no primeiro trimestre de 2025, Rio Branco passou a registrar uma trajetória de desempenho superior, fenômeno que não ocorria nas séries anteriores da PNAD Contínua para o recorte analisado.

Painéis do levantamento destacam três fatores principais:

  • Efeito de base: o patamar inicial elevado permitiu quedas percentuais mais acentuadas;
  • Focalização municipal: ações com impacto direto no mercado de trabalho formal;
  • Aquecimento setorial: crescimento de setores intensivos em mão de obra adulta e aumento da demanda por serviços urbanos.

Grandes obras impulsionam o mercado e ampliam a oferta de trabalho

A Prefeitura de Rio Branco atribui o resultado ao fortalecimento de políticas locais voltadas ao desenvolvimento econômico, qualificação profissional, estímulos à formalização e à execução de um dos maiores conjuntos de obras públicas da história recente da capital.

O município destaca que a geração de empregos tem sido diretamente impactada por investimentos estruturantes, entre eles:

  • Novo Mercado Elias Mansour, em reconstrução;
  • Viaduto Mamédio Bittar, a maior obra de mobilidade da história da cidade;
  • Novas sedes da Câmara Municipal e do RBPrev;
  • Equipes simultâneas da Emurb executando pavimentação e tapa-buracos em diversos bairros;
  • Um catálogo de cerca de 70 obras em andamento, incluindo escolas, unidades de saúde, melhorias viárias e requalificações urbanas.

As obras têm mobilizado empresas locais, ampliado a cadeia da construção civil, incentivado o comércio e gerado vagas diretas e indiretas em múltiplos segmentos — da mão de obra operacional à engenharia técnica.

Para o prefeito Tião Bocalom, o impacto no emprego é resultado direto de um plano de obras estruturado e contínuo:

“Essas obras colocaram Rio Branco em outro patamar. O mercado de trabalho está aquecido e já existem empreiteiras chamando gente de cidades vizinhas para trabalhar aqui, porque a demanda aumentou muito. Sempre defendemos que uma prefeitura forte, com obras e serviços avançando, gera emprego e renda. Os números agora comprovam isso: a capital está no caminho do desenvolvimento e das oportunidades”, afirmou o prefeito.

Projeções técnicas indicam que, mantida a trajetória atual, a capital pode igualar a média nacional de desocupação nessa faixa etária dentro de quatro a seis trimestres, consolidando uma virada histórica no mercado de trabalho local.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Subida repentina do Rio Acre compromete abastecimento de água em Rio Branco

Próxima Notícia

Google lança função que encontra as melhores ofertas de passagens aéreas

Mais Notícias

Governo do Acre inaugura Rodovia AC‑445, ligando Bujari a Porto Acre. Foto: Thauã Conde/Deracre
Geral

Governo entrega rodovia AC-445 que liga Bujari a Porto Acre nesta quarta, 26

25/11/2025
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
4º destaque

Restituição do IRPF libera mais de R$ 1,1 milhão no Acre e beneficia quase 600 contribuintes

25/11/2025
Foto: Arquivo/TRE/AC
Geral

TRE-AC vence prêmio nacional de inovação com o projeto Nativa IA

25/11/2025
Foto: Leandro Chaves
Destaques Cotidiano

Projeto que atualiza regras do transporte coletivo avança na Câmara e deve ir a plenário nesta quarta

25/11/2025
Foto: Arquivo pessoal
6º destaque

Bocalom e Alysson entregam quarta escola revitalizada e credenciada de Rio Branco: “Respeito à comunidade rural”

25/11/2025
black friday
5º destaque

Mais da metade dos rio-branquenses não pretende comprar na Black Friday 2025, aponta pesquisa

25/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Novo recurso do Google ajuda viajantes a encontrar ofertas de destinos e de passagens  • Nino Steffen/Unsplash

Google lança função que encontra as melhores ofertas de passagens aéreas

Foto: Marcos Vicentti/Arquivo pessoal

Onda polar derruba temperaturas e deve trazer chuvas intensas nesta terça-feira, prevê Friale

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre