Um dos pontos mais simbólicos da formação da comunidade negra em Rio Branco, o Mercado da 6 de Agosto será tomado pela arte e pela representatividade neste sábado, 22, das 16h às 23h, com o evento “Ações da Consciência Negra”. A programação faz parte das atividades do Mês da Consciência Negra, celebrado em novembro e marcado oficialmente no dia 20.
A escolha do local reforça a ligação histórica do bairro com a presença e a organização social negra na capital acreana. A região abrigava a antiga Rua África, hoje Rua Ogan Arimatéia, em homenagem ao advogado e professor reconhecido por sua atuação na defesa da igualdade racial, falecido em junho de 2020.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Branco através da Fundação Garibaldi Brasil em alusão ao Dia da Consciência Negra. A programação reúne manifestações artísticas que destacam a história, a resistência e o protagonismo negro, como explica Frank Costa, coordenador do Parque Capitão Ciríaco.
“O público pode esperar bastante representatividade da comunidade negra, tanto é que está sendo representada nessa linha as atividades. Vamos ter uma fala do representante da Fundação Garibaldi Brasil, da Coordenação do Parque, do presidente do bairro, teremos também roda de capoeira, teremos um desfile de modelos negras, uma roda de samba com o grupo Alagbê, um DJ, teremos a bateria do bloco da comunidade, o bloco de carnaval 6 É D+, fechando as atividades”, explica.
Confira a programação:
-
16h – Abertura
-
16h30 – Roda de capoeira
-
17h – DJ Patrick
-
17h30 – Desfile de modelos negros
-
18h – DJ Patrick
-
18h30 – Roda de samba com o grupo Alagbê
-
19h – Bateria Fera do Bloco 6 É D+







