A Universidade Federal do Acre (Ufac) abre, no fim do ano, o período de inscrições para as novas turmas do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), que ofertará 30 vagas para ingresso em 2026 (15 no mestrado e 15 no doutorado).
O cadastro é gratuito e poderá ser feito de 22 de dezembro de 2025 a 5 de janeiro de 2026, por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela instituição.
Com conceito 5 da CAPES, o PPGLI é reconhecido por privilegiar pesquisas voltadas às culturas, línguas e narrativas da Amazônia e da Pan-Amazônia. As atividades acadêmicas se estruturam em duas linhas de investigação: “Culturas, Narrativas e Identidades Amazônicas” e “Língua(gens) e Formação Docente”, que acolhem estudos sobre literatura, ensino, práticas linguísticas e processos identitários em contextos amazônicos.
Do total de oportunidades oferecidas, metade é destinada a candidatos que se enquadram em políticas afirmativas, incluindo pessoas pretas, indígenas, quilombolas, deficientes, refugiadas, transexuais, travestis, transgêneras e surdas.
O edital também prevê uma vaga extra no mestrado e outra no doutorado para candidatos hispano-americanos.
O percurso formativo exige o cumprimento de disciplinas, atividades complementares, comprovação de proficiência em línguas estrangeiras e publicações científicas. As defesas estão previstas para ocorrer a partir de 2028, no caso do mestrado, e 2030, para o doutorado.
A seleção será conduzida por uma comissão acadêmica e envolverá análise curricular, produção intelectual e desempenho nas etapas definidas pelo edital, disponível no site da Ufac com todas as orientações e exigências para participação.