O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece neste domingo (dia 16). Estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia que estão concluindo o ensino médio em 2025 e participarem dos dois dias de prova têm direito a um incentivo adicional de R$ 200.
Esse grupo não precisa se preocupar em provar que fez o exame, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que comprova institucionalmente a presença dos participantes inscritos à Secretaria do Ministério da Educação (MEC) responsável.
Mas, o pagamento extra só será efetuado após a confirmação da conclusão do ensino médio, na mesma conta bancária usada para as demais parcelas do programa. De acordo com o cronograma do Pé-de-Meia disponível no site do MEC, o incentivo Enem deve ser pago entre 26 de fevereiro e 5 de março de 2026.
Declaração de comparecimento
Nos casos em que o candidato precisar faltar ao trabalho ou a outros compromissos nos dias de prova, é possível apresentar uma declaração de comparecimento para comprovar a realização do exame.
Disponível na página do participante, o documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação para sua assinatura.
É preciso imprimir uma declaração para cada dia de prova. Além disso, o Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.
Veja o passo a passo de como emitir a declaração de comparecimento:
1 – Acesse a página do participante e selecione o botão “Página do Participante – Entrar com gov.br”.
2 – Utilize seu login único do Gov.br e clique em “Continuar”.
3 – Na página do participante, à esquerda da tela, clique em “Local de Prova”.
4 – Além de visualizar o local de prova, será possível emitir a declaração de comparecimento. Basta clicar no dia correspondente para ter acesso ao documento, imprimir e levá-lo no dia do exame para ser assinado.
Por Extra