Cinco celulares foram apreendidos em unidades prisionais do Acre durante a 9ª fase da Operação Mute, deflagrada ao longo desta semana em todo o País. As revistas, que começaram na segunda-feira, 24, e seguiram até a quinta, 27, percorreram presídios de Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
Os aparelhos, que são itens-chave na articulação de crimes comandados de dentro das penitenciárias, foram encontrados em três unidades: um no Complexo Penitenciário de Rio Branco, três no presídio de Sena Madureira e um em Cruzeiro do Sul. Em Tarauacá, nenhum material ilícito foi localizado.
Coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a operação ocorre de forma simultânea em todos os estados e tem como objetivo interromper a comunicação clandestina entre detentos e organizações criminosas, além de reduzir a incidência de delitos orquestrados a partir das prisões.
A Mute é considerada uma das maiores ações periódicas de fiscalização do sistema penitenciário brasileiro e, no Acre, tem se repetido com apreensões em diferentes fases, evidenciando o desafio permanente de impedir a entrada de dispositivos eletrônicos nas unidades.