Nova pesquisa eleitoral feita pela Agência Delta, encomendada pela TV Gazeta e divulgada nesta sexta-feira, 7, aponta que o senador Alan Rick (Republicanos) lidera todos os cenários para o governo do Acre. Em um panorama apenas com Bocalom (PL) ou apenas com Mailza (PP), o parlamentar federal leva a eleição já no primeiro turno.
Porém, com o prefeito de Rio Branco e a vice-governadora do Acre na disputa, o jogo muda e as chances de um segundo turno ficam garantidas, conforme gráfico abaixo, que mostra cenário estimulado, ou seja, quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados. A pesquisa também traz o médico infectologista Thor Dantas (PSB), que ganhou destaque perante a opinião pública durante a pandemia de Covid-19.
Essa mesma tendência foi apresentada na pesquisa anterior, encomendada pela TV Gazeta, em agosto, realizada pelo instituto Real Time Big Data. Apesar de se tratarem de levantamentos com metodologias diferentes, o resultado também apontou a possibilidade de segundo turno, em um cenário com Alan, Bocalom e Mailza na disputa.
Confira o cenário com todos os pré-candidatos:
No cenário apenas com Mailza e Thor Dantas, mas sem Bocalom, Alan Rick levaria a eleição já no primeiro turno, conforme dito no início da reportagem. Apesar de pontuar 49%, a margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, o que faz o pré-candidato avançar para mais de 50%.
Veja:
A mesma tendência de vitória no primeiro turno pelo atual senador se repete quando Mailza sai de cena e entra Bocalom, mantendo Thor Dantas no cenário.
Confira:
Alan Rick também lidera o cenário na pesquisa espontânea, quando os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos entrevistados.
Chama atenção, ainda nesse cenário, a grande quantidade de entrevistados que não sabem ou não responderam, além de citações ao governador Gladson Cameli (PP) e Jorge Viana (PT), que não irão disputar o governo.
Veja:
Rejeição
A pesquisa eleitoral feita pela Agência Delta e encomendada pela TV Gazeta também avaliou o índice de rejeição dos pré-candidatos ao governo do Acre.
Nesse quesito, o atual prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) e a aposta da esquerda para a disputa, o médico Thor Dantas, são os mais rejeitados entre os quatro nomes em disputa.
Os números foram divulgados nesta sexta-feira, 7. Neles, o senador Alan Rick (Republicanos) e a vice-governadora Mailza aparecem tecnicamente empatados com a menor rejeição, levando em conta a margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Confira os desempenhos:
Foram entrevistadas 802 pessoas, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro, em 14 municípios acreanos. São eles: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá e Xapuri.v













