A senadora Damares Alves, do Republicanos, confirmou, na manhã deste sábado, 8, a existência de conversas de bastidores para que o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), apoie o senador Alan Rick na disputa pelo governo do Acre em 2026.
A declaração foi dada durante coletiva de imprensa no Aeroporto Internacional da capital acreana, ato que antecede o evento de filiação de Alan ao Republicanos, partido pelo qual ele lançará sua pré-candidatura ao governo. Segundo Damares, a ideia é unir lideranças conservadoras em torno de um único nome.
“Essa conversa está acontecendo nos bastidores. E se eu puder ser ponte para que isso aconteça… O ideal seria trazer esse prefeito para perto e esses conservadores estarem todos juntos. Nós respeitamos o prefeito. Eu tenho muito carinho por ele”, declarou a ex-ministra de Bolsonaro.
“Nós temos bons nomes conservadores. Mas, para o estado, hoje, o nosso time aqui entende que o Alan seria o melhor porque o Acre está enfrentando sérias crises. O Brasil sabe o que acontece aqui, especialmente na segurança pública, e a gente vai precisar de um governador com muita coragem para enfrentar esse desafio”, continuou.
Alan Rick, que, neste ano, chegou a trocar farpas com Bocalom por conta de um projeto de saneamento básico, reforçou o tom de conciliação e defendeu a construção de uma aliança com o prefeito da capital.
“Precisamos estar aliançados com o propósito de defender as demandas que são muito caras ao povo do Acre e que precisamos dar uma resposta. Óbvio que diante de uma aliança em que o prefeito seja nosso apoiador, vamos confiar, vamos certamente acreditar que essa aliança será construída. Então é o momento de a gente trazer pra perto, dialogar e estar sempre buscando entendimento. Certamente haverá confiança, respeito e o foco no propósito de ajudar o povo do Acre”, afirmou Rick.
A declaração de Damares chama a atenção pelo fato de Bocalom também estar pavimentando seu nome para a disputa majoritária do ano que vem, apesar de ainda não ter batido o martelo sobre a candidatura.
Pesquisa eleitoral da Agência Delta, divulgada nesta sexta-feira, 7, aponta Alan Rick como favorito. E vai além: em um cenário sem Bocalom, o atual senador leva a disputa já no primeiro turno, tendo como adversários a vice-governadora Mailza Assis (PP) e a aposta da esquerda para o jogo, o médico Thor Dantas, do PSB.
Alan Rick se filia ao Republicanos na tarde deste sábado, 8, em evento no ginásio do Sesc Bosque, em Rio Branco, na presença do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, e dos deputados federais Carlos Gomes e Roberto Duarte, além de Damares.








