O vereador de Rio Branco Eber Machado, do MDB, avalia a possibilidade de uma candidatura a deputado federal no ano que vem. A informação foi revelada por ele, com exclusividade À GAZETA.
“Existe a possibilidade e estamos trabalhando nisso. Se eu for candidato, com certeza será para deputado federal. Hoje sou vereador e estou procurando fazer um trabalho sério, cumprindo com o meu papel, que é fiscalizar e legislar, o que me habilita a tentar dar minha contribuição a nível federal”, declarou.
Eber já foi deputado estadual por oito anos. Em 2018, tentou uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília, obtendo cerca de 8.400 votos e perdendo a disputa por pouco mais de mil.
Os seis anos sem mandato não foram suficientes para Eber cair no esquecimento, como acontece com muitos políticos. Ele foi eleito vereador em 2024 e logo voltou às manchetes por sua oposição ferrenha ao prefeito Tião Bocalom (PL), sendo um dos parlamentares municipais mais populares da atual legislatura.
Na semana passada, seu colega de bancada, Neném Almeida, que também já foi deputado estadual, confirmou que estará nas urnas em 2026, sem informar, no entanto, para qual cargo deve disputar.
“O Neném também tem todo o direito a uma candidatura. Então eu acho que tanto ele vai tomar a melhor decisão como eu também irei. Nosso trabalho está sendo reconhecido pela população. E volto a dizer, aqui na Câmara não estamos fazendo mais do que a nossa obrigação”.
Ele avaliou como produtivo seu primeiro ano de vereança. “Fizemos, em 2025, uma oposição combativa nessa casa, mas com muita seriedade, mostrando os problemas, mostrando as dificuldades, as coisas erradas. Então eu me sinto contemplado pela legislatura deste ano, com todo o trabalho que nós fizemos”, finalizou.