O vereador de Rio Branco André Kamai (PT) revelou que o prefeito Tião Bocalom (PL) vetou todas as emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) apresentadas pelos vereadores. Segundo ele, a caneta do chefe do Executivo não poupou nem as propostas feitas por parlamentares da base aliada.
“O que aconteceu com a LDO é que nós recebemos ela aqui, fizemos as emendas para melhorar o texto que estava colocado e, infelizmente, a prefeitura fez a opção de vetar todas as emendas dos vereadores, não só da oposição, mas da base. Ou seja, ela ignorou a contribuição que a Câmara de Vereadores estava dando”, criticou.
E segue: “Agora é importante que a Câmara discuta e avalie, de forma atenta, como é que nós vamos manter essas emendas que foram colocadas ali para colaborar, e não aceitar esse autoritarismo da gestão, que não leva em conta a participação da sociedade nesse debate”.
Os vetos somam cerca de 60, segundo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vereador Aiache, do Progressistas. Neste momento, o colegiado comandado por ele analisa veto por veto, antes de submetê-los ao plenário da Casa para apreciação por todos os vereadores presentes na sessão desta terça-feira, 11, que promete ser longa.