Pelo menos seis vereadores de Rio Branco deverão estar nas urnas no ano que vem disputando mandatos para outras casas legislativas. As informações foram confirmadas pelos próprios parlamentares e assessorias.
Quem primeiro anunciou que estará no jogo em 2026 foi Neném Almeida, do MDB. Porém, ele ainda não se decidiu para qual cargo deverá disputar. “Já estou em pré-campanha”, disparou, no início de novembro, em discurso no plenário.
Seu colega de bancada, Eber Machado, também almeja deixar o parlamento-mirim para brigar por uma das oito cadeiras reservada ao Acre na Câmara dos Deputados, em Brasília. “Existe a possibilidade e estamos trabalhando nisso”, disse, na semana passada.
Ex-líder do prefeito Bocalom (PL), Rutênio Sá (União Brasil) também pretende dar as caras nas urnas para tentar vaga na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Ele disse à reportagem que já se movimenta no tabuleiro para alcançar o objetivo.
O Republicanos elegeu apenas um vereador em Rio Branco, o empresário Zé Lopes, que será, novamente, a aposta do partido para fazer mais um deputado estadual, segundo confirmou sua assessoria de comunicação após rumores nos corredores da Câmara.
Outro que confirmou participação na disputa foi o vereador Raimundo Neném (PL), que está em seu terceiro mandato no parlamento municipal e, segundo o próprio, se sente credenciado a buscar uma cadeira na Aleac. “Vou encarar esse desafio”, disse, nesta quarta-feira, 19.
Por fim, o vice-presidente da mesa diretora, Leôncio Castro, do PSDB, vai tentar a eleição para deputado estadual para testar a força dos tucanos no Acre, que, em 2024, elegeram apenas um parlamentar na casa legislativa estadual.






