Prefeitos acreanos participaram de uma reunião no Plenário 15 do Congresso Nacional, nesta segunda-feira, 3, com a bancada federal do Acre para discutir a aplicação, liberação e execução das emendas parlamentares de bancada.
Ao todo, nove prefeitos estiveram presentes, liderados pelo prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom.
O encontro contou ainda com a presença do secretário de Planejamento do Estado, Ricardo Brandão, que representou o Governo do Acre; do secretário da Representação do Governo em Brasília, Fábio Rueda; dos deputados federais Coronel Ulysses, Socorro Neri, Antônia Lúcia e Roberto Duarte; além do senador Márcio Bittar. A reunião foi coordenada pelo senador Alan Rick, atual coordenador da bancada acreana.
Durante a audiência, os prefeitos apresentaram as principais demandas de seus municípios para serem contempladas pelos recursos das emendas de bancada, com foco em obras estruturantes.
Tião Bocalom entregou ao senador Alan Rick propostas como a reestruturação do Terminal Urbano de Rio Branco, a construção de um edifício garagem e de dois novos viadutos, sendo um na rotatória do Horto Florestal e outro no cruzamento da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Ceará.
“Precisamos melhorar o fluxo de trânsito na Avenida Ceará, e esse quarto viaduto é fundamental para que isso aconteça. Mas, se tivesse que escolher apenas um dos projetos que apresento agora, escolheria o Terminal Urbano, que é essencial para a organização do centro de nossa capital”, destacou o prefeito.
Os prefeitos também solicitaram recursos para a recuperação de ramais, o fortalecimento da produção agrícola, o asfaltamento de ruas e a construção de aterros sanitários, medida vista como essencial para solucionar o problema do descarte de lixo nos municípios acreanos.









