Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

‘Casa de idosos’ para jovens viraliza na internet e tem quartos esgotados

'Casa de idosos' para jovens viraliza na internet e tem quartos esgotados

Casa de Repouso Gopeng fica na Malásia — Foto: Reprodução/Facebook

O mundo todo anda muito estressado. Pessoas se sentem cada vez mais cansadas, não importa a idade que elas tenham.

Pensando nisso, um jovem empreendedor de Kuala Lampur (Malásia) teve um momento “eureca”, que na sua essência pode parecer antagônico: e se existisse um lar de idosos ao avesso? Assim nasceu a Casa de Repouso Gopeng, destinada para jovens da Geração Z.

Com 25 anos de vida — e não de profissão — o dono promete: “nada acontece aqui”.

“Sem KPIs (Indicadores-Chave de Desempenho), sem ‘e nove as cinco’, você pode dormir até acordar naturalmente”, disse ele em podcast anunciado a novidade, um “lar de idosos para jovens”.

Com uma rede social toda voltada para jovens, usando séries como o anime Attack On Titan e memes como Pepe, the frog, Gopeng promete ser um verdadeiro paraíso: natureza, rede, comida caseira e obedecendo a um dos principais sonhos do homem: o de não fazer nada.

O preço mensal de estadia custa cerca de R$2.700. Esse valor inclui não só a acomodação, mas também três refeições diárias e acesso à toda area verde da propriedade — que não é pequena.

O fundador do Gopeng espera que a estada no retiro, que deve abrir em janeiro de 2026 e está com todos os quartos ocupados para o primeiro mês, deixe os jovens “novamente energizados” para continuar com a vida.

O fenômeno ‘tang ping’

A casa de repouso não vai ter nenhum tipo de atividade programada e se diz aliada ao fenômeno chinês “tang ping” (em português, ficar deitado), uma filosofia de vida que promove mais relaxamento e menos trabalho, buscando uma vida menos materialista.

Ela nasceu durante a pandemia do Covid-19 e, como disse o pesquisador Kevin Lin em entrevista ao DW, “o tang ping reflete um estado de espírito compreensível entre os jovens trabalhadores que desistiram de tentar”.

Por Extra

Sair da versão mobile