O período das festas de fim de ano é sinônimo de reunir a família em torno da mesa para desfrutar de uma bela ceia de Natal e de Ano Novo. Para alguns, no entanto, o que deveria ser um momento de celebração pode acabar se transformar em ansiedade, que costuma ser descontada na comida.
A chamada “síndrome de fim de ano” costuma atingir algumas pessoas conforme o mês de dezembro se aproxima, trazendo sentimentos como nostalgia, cansaço, frustração, esperança e autocobrança envolvendo o encerramento de mais um ano. Muitas pessoas costumam transferir essa ansiedade para a relação com a comida, comendo compulsivamente ou até mesmo deixando de comer.
A médica endocrinologista e metabologista, Elaine Dias JK, disse que encontrar um bom equilíbrio na relação com a comida é o principal desafio para aqueles que sofrem com ansiedade alimentar.
“O mais importante é não se privar, pensar que aquele momento é único, é uma vez por ano. Não precisa enfiar o pé na jaca, não precisa comer como se não houvesse amanhã, mas também não precisa fazer restrição. Porque quando a gente faz restrição, é muito comum depois ter um episódio de compulsão alimentar por recompensa”, disse ela.
O médico com especialização em endocrinologia, Julio Zancaneli, também falou da importância de retomar com a alimentação normal no dia seguinte, sem tentar compensar a ingestão da ceia com dietas muito restritivas. E também recomendou a prática de exercícios físicos como parte da rotina, aproveitando o início de um novo ano para adotar novos hábitos: “Não é para compensar o exagero, mas para manter a saúde em dia.”
Dicas para aproveitar a ceia de Natal e Ano Novo de maneira saudável
Os especialistas ressaltaram duas dicas práticas para aproveitar as ceias de fim de ano de maneira equilibrada e saudável: não chegar para a festa de estômago vazio e beber água ao longo da noite.
“Quando a pessoa chega com muita fome, acaba exagerando. O ideal é fazer refeições leves ao longo do dia”, disse Zancarelli.
Dias concordou e indicou a ingestão de um lanche proteico antes de ir para a ceia, assim é possível escolher melhor os alimentos que se quer ingerir.
“Outra dica prática é realmente tomar bastante água”, falou a médica. “Tem estudos mostrando que se você tomar meio litro de água antes de qualquer refeição você diminui em quase 15% a quantidade de calorias.
Além disso, os especialistas também indicaram maneirar no consumo de bebidas alcoólicas. “As bebidas têm muitas calorias e ainda fazem a gente comer mais. Uma boa dica é intercalar o álcool com água e tentar não beber sem parar”, falou o médico.
“Outra grande dica é curtir o momento”, disse Dias. Afinal, embora compartilhar a mesa seja uma tradição de fim de ano, o Natal e Ano Novo são mesmo sobre se reunir com a família e amigos e compartilhar momentos.
Por: CNN Brasil