Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Uma em cada dez brasileiras já sofreu violência digital, diz pesquisa

Uma em cada dez brasileiras já sofreu violência digital, diz pesquisa

No total, 8,8 milhões de brasileira sofreram algum tipo de violência digital nos últimos 12 meses • Tânia Rêgo/Agência Brasil

No total, 8,8 milhões de brasileiras — equivalente a 1 em cada 10 mulheres com 16 anos ou mais — sofreram algum tipo de violência digital nos últimos 12 meses. A maioria dos casos envolve envio recorrente de mensagens ofensivas e ameaçadoras.

Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Violência Contra a Mulher, realizada pelo DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher.

O levantamento, que está na sua 11ª edição, monitora há 20 anos a percepção das mulheres sobre violência doméstica e familiar. Ao todo, foram entrevistadas 21.641 mulheres com 16 anos ou mais, em todos os estados e no Distrito Federal, entre maio e julho deste ano. A pesquisa possui margem de erro de 0,69 ponto percentual, sendo para mais ou para menos.

Veja outros índices:

Uma em cada dez brasileiras já sofreu violência digital, diz pesquisa
Dados do levantamento da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher • Reprodução/Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher 2025

As participantes também foram questionadas se, nos últimos 12 meses, vivenciaram uma ou mais de 19 situações de violência. Dentre os questionamentos, 13 se referem à violência geral e 6 a violência digital. No total, 33% das entrevistadas passaram pelo menos uma dessas ocorrências.

O que faz parte dos crimes digitais?
Ainda segundo a pesquisa, insultar, humilhar, acusar falsamente e assustar são as formas mais frequentes de agressão no período analisado.

No entanto, o que se configura como violência digital vai muito mais além. Por exemplo, a lei nº 12.737/2012, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, alterou o código penal brasileiro, para incluir o crime de invasão de dispositivos eletrônicos, após hackers invadirem o computador da atriz e roubarem fotos íntimas.

Neste mesmo ano, outra lei foi promulgada determinando que os Estados mantenham delegacias especializadas para combater os crimes digitais.

Dentre todos, os crimes mais conhecidos são:

Como denunciar?
Mulheres que sofrerem violência digital podem registrar ocorrência em delegacias especializadas de atendimento à mulher, nas delegacias comuns, ou pela Delegacia Virtual, que recebe denúncias de crimes cibernéticos.

Também é possível buscar orientação pelo Ligue 180, disponível diariamente e de forma gratuita, além do Disque 100.

Por: CNN Brasil

Sair da versão mobile