16 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

16 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Cientistas descobrem mutação que faz plantas se autofertilizarem

Segundo estudo dinamarquês, quanto mais plantas autofertilizantes existirem, menor será necessidade do uso de substânci artificiais.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/12/2025 - 17:15
Foto: Oleh Malshakov/Getty Images

Foto: Oleh Malshakov/Getty Images

Manda no zap!CompartilharTuitar

Em pesquisa mais recente, cientistas descobriram que uma mutação nas raízes tem feito plantas se autofertilizarem sem a necessidade do uso de produtos artificiais, que são responsáveis por produzir muitas emissões de gás carbônico (CO2), poluindo o meio ambiente. O estudo liderado pela Universidade de Aarhus, na Dinamarca, teve os resultados publicados na revista científica Nature em 5 de dezembro.

Para se desenvolver, as plantas necessitam de nitrogênio, mas a maioria só tem acesso através de fertilizantes. No entanto, um pequeno grupo de plantas é capaz de crescer sem a adição artificial. Até o momento, cientistas do mundo inteiro só sabiam que o mecanismo acontecia através de uma parceria entre os vegetais e bactérias capazes de transformar o nitrogênio em um formato passível de absorção, mas ainda não sabiam como o processo acontecia.

Para entender melhor, é necessário compreender o comportamento das plantas: elas possuem receptores na superfície celular que detectam sinais químicos de microrganismos presentes no solo. Eles são responsáveis por julgar se os compostos liberados são “amigos” ou “inimigos”. Se for aliado, o vegetal “deixa entrar”, mas se for indesejado, o sistema de segurança imunológico é ativado.

Em busca de respostas, os pesquisadores dinamarqueses identificaram que pequenas alterações nos receptores aconteciam devido a dois aminoácidos, fazendo as plantas “desligarem” por um tempo seu sistema de defesa imunológica e conseguindo realizar a parceria de cooperação com as bactérias, um comportamento conhecido como simbiose.

“Esta é uma descoberta notável e importante. Demonstramos que duas pequenas alterações podem fazer com que as plantas alterem seu comportamento em um ponto crucial: de rejeitar bactérias a cooperar com elas”, afirma a coautora do artigo, Simona Radutoiu, em comunicado.

Experimentos demonstraram potencial para o futuro

Após a descoberta, foi necessário provar que isso realmente acontecia: em experimento realizado em laboratório, os cientistas alteraram o comportamento da Lotus japonicus, uma leguminosa pertencente à família Fabaceae. O mecanismo também foi testado na cevada e funcionou.

“Atualmente, apenas pouquíssimas culturas conseguem realizar simbiose. Se pudermos estender isso a culturas amplamente utilizadas, poderemos fazer uma grande diferença na quantidade de nitrogênio necessária”, aponta Simona.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A longo prazo, a produção do próprio nitrogênio diminuiria consideravelmente o uso de fertilizantes artificiais, ajudando a poluir menos o nosso planeta.

Por Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Para apoiar estudos da filha no curso de medicina, casal investe em culinária oriental e estreia na Feira Natalina

Próxima Notícia

Sine oferta mais de 660 vagas nesta quinta-feira; veja quais

Mais Notícias

Foto: Getty Images
9º guia gazeta

Expert explica como o equilíbrio emocional impacta a saúde do fígado

16/01/2026
Foto: TV Globo
9º guia gazeta

Saiba o que a Globo fez com o cachê de Henri Castelli após desclassificação

16/01/2026
Foto: Reprodução/GettyImages
9º guia gazeta

Psicóloga aponta benefícios de ficar longe do celular, como Virginia

15/01/2026
Foto: Globo/ Manoella Mello
9º guia gazeta

Globo atualiza estado de saúde de Henri Castelli após ator passar mal

14/01/2026
Foto: Divulgação/Freepik
9º guia gazeta

Criança de 6 anos morre afogada em piscina durante festa de igreja

13/01/2026
Carteira de trabalho — Foto: Gilson Abreu/AEN
9º guia gazeta

Seguro-desemprego tem novos valores em 2026; veja tabela

12/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Neto Lucena/Secom

Sine oferta mais de 660 vagas nesta quinta-feira; veja quais

Previsão do tempo. Nuvens

Nuvens e pancadas de chuva marcam o dia em todas as regiões do Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre