Mais de 50 mulheres receberam o implante contraceptivo Implanon durante uma ação realizada nesta quarta-feira, 10, na Unidade de Saúde da Família Mariano Gonzaga, no bairro Calafate. A mobilização faz parte da estratégia da Prefeitura de Rio Branco para expandir a oferta do método de longa duração em todas as unidades básicas do município.
A ação envolveu atendimento, inserção do implante e qualificação das equipes. Segundo a Divisão de Saúde da Mulher, o objetivo é garantir que profissionais de toda a rede estejam aptos a realizar o procedimento, ampliando o acesso ao Implanon, um método subdérmico de etonogestrel com duração de até três anos.
“Estamos com profissionais do segmento Rozangela Pimentel realizando a inserção do Implanon, qualificando a equipe e atendendo mulheres de 14 a 49 anos que procuraram o serviço. Somente hoje, foram 30 inserções pela manhã e mais 20 à tarde”, afirmou a chefe da divisão, Sulamita Guedes.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, qualquer mulher entre 14 e 49 anos pode procurar a Unidade Básica de Saúde de referência, manifestar interesse, passar por avaliação e, estando apta, receber o Implanon gratuitamente pelo SUS.






