As chuvas que marcaram os últimos dias no Acre, incluindo os 80 mm registrados em Rio Branco no sábado, 6, devem continuar ao longo desta semana. A previsão é do pesquisador meteorológico Davi Friale, que alerta para um período de elevada umidade, calor abafado e instabilidade persistente em todo o estado.
Segundo Friale, uma massa de ar extremamente úmido, vinda do Atlântico, continuará influenciando o tempo em todos os municípios acreanos. As chuvas serão diárias e podem ocorrer com intensidade elevada em alguns pontos, especialmente até quinta-feira, 11. Entre sexta-feira, 12, e domingo, 14, a probabilidade de temporais se mantém, mas com menor intensidade.
O pesquisador reforça que há risco de transtornos, como alagamentos, transbordamento de córregos e igarapés e deslizamentos de terra, devido ao acumulado de precipitação.
As temperaturas máximas devem oscilar entre 29°C e 32°C, com variações acima ou abaixo dessa faixa em alguns dias. Já a umidade muito alta deve elevar a sensação térmica em até 4°C além da temperatura real. As mínimas ficam entre 21°C e 24°C. Os ventos sopram predominantemente de noroeste, variando para norte e oeste, geralmente fracos, mas com possibilidade de rajadas moderadas.
Situação dos rios
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, marcava 9,75 metros às 15h desta segunda-feira, 8, e deve continuar subindo ao longo da semana, podendo se aproximar ou ultrapassar 11 metros. A elevação ocorre por causa das chuvas intensas registradas nas bacias dos rios Xapuri e Rola.
Friale destaca que esta é a primeira vez, na atual temporada de chuvas, que há necessidade de maior atenção ao nível do Rio Acre, cuja cota de alerta é 13,5 metros e a de transbordamento, 14 metros.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrava 9,19 metros no mesmo horário, mas em tendência de baixa, já que a região oeste do estado teve pouca chuva nos últimos dias.






