O ensino de línguas estrangeiras na rede pública estadual será ampliado a partir de 2026, com a inclusão de Assis Brasil, Capixaba e Plácido de Castro na oferta de cursos de inglês e espanhol na modalidade de ensino a distância (EaD) do Centro de Estudo de Línguas (CEL).
Com a expansão, o CEL EaD passa a atender dez municípios acreanos. Atualmente, os cursos já são ofertados para estudantes de Acrelândia, Brasileia, Epitaciolândia, Feijó, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri. A ampliação busca ampliar o acesso ao ensino de línguas, com atenção especial a municípios estratégicos e de fronteira.
As aulas são realizadas ao vivo, em tempo real, com transmissão a partir do Centro de Mídias da Educação do Acre (CMEAC), em Rio Branco. Além das aulas síncronas, os estudantes têm acesso a uma plataforma digital, que reúne videoaulas gravadas e atividades complementares, auxiliando no reforço do conteúdo e no cumprimento da carga horária.
O público prioritário do CEL EaD é formado por alunos da rede pública estadual, a partir do 8º ano do ensino fundamental até o ensino médio. Caso haja vagas remanescentes, a oferta também será estendida à comunidade em geral, incluindo adultos que não tiveram oportunidade de cursar uma língua estrangeira anteriormente.
O edital de matrículas está previsto para ser publicado em janeiro de 2026. As informações sobre cronograma, critérios e links de inscrição estarão disponíveis no site oficial do Centro de Estudo de Línguas (CEL).






