
A chuva intensa que atinge Rio Branco desde a noite de quinta-feira, 25, já acumulou cerca de 100 milímetros até a manhã desta sexta-feira, 26. O temporal teve início por volta das 23h30 e segue de forma contínua, provocando alagamentos em diversos bairros da capital.
A informação foi confirmada ao portal A GAZETA pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, o tenente-coronel Cláudio Falcão. Segundo ele, o volume de chuva registrado tem variado entre 9 e 10 milímetros por hora, o que contribui para transtornos em áreas urbanas.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram ruas alagadas pela cidade, um dos pontos afetados pelo grande volume de água acumulado em curto intervalo de tempo é o bairro Morada do Sol.
Rio Acre pode subir mais
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, a previsão é de que o nível do Rio Acre continue subindo nas próximas horas, em razão do volume elevado de chuva registrado desde a noite anterior.
Mais cedo, o boletim oficial apontou que o rio amanheceu nesta sexta-feira com 9,28 metros, uma elevação de 2,22 metros em relação à quinta-feira, 25, quando estava em 7,06 metros. Apesar da subida rápida, o manancial ainda permanece abaixo da cota de atenção, que é de 10 metros, e distante da cota de alerta, fixada em 13,5 metros.
Entre 6h de quinta e 6h desta sexta, Rio Branco já havia registrado 44,40 milímetros de chuva, o que contribuiu para a elevação expressiva do nível do rio.
Acre segue sob alerta de chuvas intensas
O cenário ocorre em meio a um alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia para todo o Acre. O aviso teve início às 9h06 desta sexta-feira, 26, e segue até 23h59, prevendo chuvas intensas e ventos fortes.
Segundo o Inmet, são esperados volumes entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros ao longo do dia, com ventos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Entre os riscos associados estão:
- alagamentos;
- queda de galhos e árvores;
- interrupção no fornecimento de energia elétrica;
- descargas elétricas.
Ver essa foto no Instagram







