Doze pessoas foram presas preventivamente durante a Operação Desmonte 4, deflagrada nesta quinta-feira, 4, pela Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). As equipes cumpriram 11 mandados em Rio Branco e localizaram outro alvo em Várzea Grande (MT), com apoio da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.
De acordo com as investigações, os presos fazem parte de uma célula responsável pela expansão territorial de uma facção criminosa, atuando no cadastro de novos integrantes, na coordenação de invasões de áreas e na organização da venda de drogas em pontos estratégicos da capital acreana.
O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique Neves, afirmou que a ação representa mais um avanço no enfrentamento às organizações criminosas no estado. “A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações”, declarou.
A ofensiva teve apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da cooperação da Draco do Mato Grosso.
A Operação Desmonte 4 integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública que articula delegacias especializadas em todo o país para troca de informações, inteligência e operações simultâneas.






