O número de presos na Operação Desmonte III subiu para 11 ao longo da manhã desta segunda-feira, 1º. Inicialmente, a Polícia Civil havia confirmado 10 prisões, mas atualizou o balanço após o encerramento das ações. Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 12 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa com atuação consolidada no estado, segundo a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
As ações ocorreram simultaneamente em Rio Branco, Bujari e também em Goiânia (GO), onde um dos alvos foi localizado com apoio da Polícia Civil de Goiás. Nove prisões foram realizadas na capital acreana e outra no Bujari.

Polícia Civil detalha estrutura do grupo
As investigações apontam que a facção possui estrutura interna rígida, com divisão de funções, hierarquia definida e atuação constante nos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Celulares, anotações e documentos foram apreendidos durante os cumprimentos dos mandados.
O delegado titular da Draco, Gustavo Neves, afirmou que a Desmonte III reforça o enfrentamento qualificado às facções no Acre. Já o coordenador da Deic, Pedro Paulo Buzolin, destacou o esforço conjunto entre unidades estaduais e federais, além do suporte da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da Polícia Civil de Goiás na prisão fora do estado.
A Operação Desmonte III integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento das Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.