Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

VÍDEO: Enxurrada abre cratera e interdita rua em Rio Branco após quase 14 horas de chuva

VÍDEO: Enxurrada abre cratera e interdita rua em Rio Branco após quase 14 horas de chuva
Rompimento ocorreu no bairro Portal da Amazônia – Foto: Reprodução

Uma enxurrada provocada pela chuva intensa que atinge Rio Branco desde a noite de quinta-feira, 25, abriu uma cratera e provocou a interdição de um trecho da Rua Rio Negro, no bairro Portal da Amazônia, na tarde desta sexta-feira, 26. A ocorrência foi confirmada pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o rompimento foi causado pela grande quantidade de chuva acumulada em curto período, que sobrecarregou o sistema de drenagem da via.

“Essa ocorrência é lá na Rua Rio Negro, no Portal da Amazônia. Pela quantidade de chuva, a galeria, o bueiro ali, não deu conta e acabou rompendo, levando praticamente a rua toda”, explicou.

Imagens feitas por moradores mostram a força da água avançando e invadindo o solo abaixo da camada asfáltica. Com a base comprometida, a estrutura cedeu, abrindo uma cratera e tornando o trecho inseguro para a circulação de veículos.

Segundo Falcão, além do rompimento principal, áreas próximas também foram afetadas. “Essa parte que estava mais perto também foi arruinada”, relatou. Por segurança, o tráfego foi imediatamente interrompido no local.

O coordenador informou ainda que a prefeitura já mobilizou equipes para atuar na área atingida.

“A prefeitura já mandou equipe da Infraestrutura e também da RBTrans para fazer o isolamento do local e tentar restabelecer o trânsito, mas a gente ainda não sabe até quando isso vai acontecer”, afirmou.

Chuva contínua e outros transtornos

O episódio ocorre em meio a quase 14 horas de chuva sem interrupção na capital. Desde por volta das 23h30 de quinta-feira, o acumulado já se aproxima de 100 milímetros, com intensidade média entre 9 e 10 milímetros por hora, segundo a Defesa Civil. O volume elevado tem provocado alagamentos em diversos bairros.

Imagens também mostram ruas completamente alagadas no bairro Morada do Sol, um dos pontos afetados pelo grande volume de água acumulado em curto intervalo de tempo.

Rio Acre pode subir mais

Com a chuva persistente, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de nova elevação do nível do Rio Acre nas próximas horas. O boletim mais recente aponta que o manancial amanheceu nesta sexta-feira com 9,28 metros, uma alta de 2,22 metros em relação à quinta-feira, 25, quando marcava 7,06 metros.

Apesar da elevação rápida, o rio ainda permanece abaixo da cota de atenção, fixada em 10 metros, e distante da cota de alerta, de 13,5 metros.

Estado segue sob alerta

O cenário ocorre em meio a um alerta de perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia, válido até 23h59 desta sexta-feira.

O aviso prevê chuvas intensas e ventos que podem chegar a 100 km/h, com risco de alagamentos, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

Sair da versão mobile