A forte chuva que atingiu Rio Branco na tarde deste sábado, 6, provocou um acumulado excepcional em poucas horas, segundo informou a Defesa Civil municipal por volta das 15h30. Em apenas 3h30, choveu 73,8 mm – volume equivalente a oito dias da média diária de dezembro, que é de 8,9 mm.
Ainda conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, por enquanto, os igarapés estão dentro da calha. O órgão segue em monitoramento.
O temporal ocorre no mesmo dia em que o Acre está sob dois alertas simultâneos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontam risco para chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de alagamentos em diversas regiões do estado. Os avisos, de graus laranja (perigo) e amarelo (perigo potencial), permanecem válidos até as 10h deste domingo, 7.
Por conta da chuva, tanto a Prefeitura de Rio Branco quanto o governo do estado adiaram a abertura das programações de Natal na capital. O acender das luzes no Centro ficou marcado para este domingo, 7.