Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Chuvas intensas levam governo do Acre a ativar Gabinete de Crise e reforçar plano de contingência

Chuvas intensas levam governo do Acre a ativar Gabinete de Crise e reforçar plano de contingência

Foto: José Caminha/Secom

O aumento expressivo das chuvas e a rápida elevação dos níveis dos rios no Acre levaram o governo do Estado a reforçar as ações de prevenção e resposta a possíveis desastres. Nesta sexta-feira, 26, o governador Gladson Camelí e a vice-governadora Mailza Assis presidiram uma reunião de alinhamento do Gabinete de Crise, realizada na Secretaria de Estado da Casa Civil, em Rio Branco.

O encontro reuniu órgãos estaduais e instituições diretamente envolvidas na agenda ambiental e na gestão de riscos, com foco no monitoramento das chuvas, na situação dos rios e na execução do Plano de Contingência do Estado do Acre. A reunião foi coordenada pela Defesa Civil do Acre, com participação de diversas secretarias e forças de segurança.

Durante a abertura, o governador destacou a necessidade de agir de forma antecipada diante do cenário climático. “Essa reunião é de extrema importância pois demonstra a antecipação de nossas ações. Peço para todos do governo do Acre que não percamos tempo, vamos fazer nosso dever sem medir esforços. Agradeço a presença de todos e vamos fazer de tudo para proteger nossa população”, afirmou.

Chuvas intensas levam governo do Acre a ativar Gabinete de Crise e reforçar plano de contingência
Governo do Acre reuniu pastas comprometidas com o plano de contigência para antecipar ações emergenciais. Foto: José Caminha/Secom

A vice-governadora Mailza Assis ressaltou a importância do Plano de Contingência Estadual, que define estratégias e rotinas de atuação conforme os cenários de risco já mapeados. “Pelo volume de chuva dos últimos dias, estamos unidos com toda a estrutura do governo e organizados para dar uma resposta rápida à população. O momento requer atenção de todos”, pontuou.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Carlos Batista, explicou que o planejamento é fundamental para garantir agilidade no atendimento às famílias atingidas e no apoio aos municípios. Segundo ele, o Estado já atua em várias localidades com o suporte do Corpo de Bombeiros. “Em Rio Branco, 13 pessoas já foram deslocadas pela prefeitura. O Estado possui um plano estruturado para apoiar cada município, que tem a responsabilidade legal pelo acolhimento da população”, afirmou.

Ainda de acordo com o coordenador, há previsão de chuvas acima da média para os próximos meses, o que mantém as equipes em estado de atenção. “Há previsão de chuvas acima da média para os próximos três meses. Esperamos que não se confirme, mas estamos preparados”, completou.

Em Rio Branco, o rio subiu quase quatro metros em apenas um dia, mobilizando equipes de socorro para atender famílias afetadas por enxurradas e alagamentos, especialmente em áreas próximas aos igarapés da capital.

A Defesa Civil informou que acompanha de forma permanente toda a bacia do Rio Acre, incluindo Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Rio Branco e a área rural de Capixaba. Outras regiões também estão em alerta, como a bacia do Rio Tarauacá, que registrou índices pluviométricos acima da média.

Os números mais recentes apontam que Rio Branco acumulou cerca de 160 milímetros de chuva, com o nível do Rio Acre marcando, neste sábado, 27, 13,73 metros, acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e a apenas 27 centímetros da cota de transbordo, fixada em 14 metros.

Sair da versão mobile