O Acre conta com 990 vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, todas destinadas à Universidade Federal do Acre (Ufac). As inscrições começam no dia 19 de janeiro e seguem até 23 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, mantido pelo Ministério da Educação.
Do total de vagas ofertadas pela Ufac, 449 são para ampla concorrência, 44 para ações afirmativas e 497 destinadas ao sistema de cotas, conforme os critérios legais de inclusão social e educacional.
Inscrição gratuita e duas opções de curso
A inscrição no Sisu é gratuita e permite ao candidato escolher até duas opções de curso, que podem ser alteradas durante o período de inscrição. Para concorrer às vagas reservadas da Lei de Cotas ou a ações afirmativas próprias da instituição, é necessário preencher o cadastro socioeconômico no sistema e indicar a modalidade desejada.
Podem se inscrever apenas candidatos que tenham participado de uma ou mais edições do Enem com nota superior a zero na redação e que não tenham sido inscritos como treineiros.
Ifac não aderiu ao Sisu 2026
No Acre, somente a Ufac participa desta edição do Sisu. O Instituto Federal do Acre (Ifac) não aderiu ao Sisu 2026 e, portanto, não ofertará vagas por meio do sistema neste processo seletivo.
Em âmbito nacional, o Sisu 2026 será a maior edição já realizada, com 274,8 mil vagas distribuídas em 7.388 cursos de graduação, ofertados por 136 instituições públicas, entre universidades, institutos federais e centros federais de educação tecnológica, em todo o país.
Novidade: uso das três últimas notas do Enem
Uma das principais mudanças do Sisu 2026 é que o sistema passará a considerar as notas das três últimas edições do Enem (2023, 2024 e 2025). Para cada candidato, será utilizada a nota que resultar na melhor média ponderada, de acordo com o curso escolhido.
Em caso de empate, será considerada a edição do Enem em que o estudante obteve a maior nota em uma das disciplinas, seguindo a ordem de prioridade definida em edital.
Resultado, matrícula e lista de espera
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. A partir dessa data, os candidatos não selecionados poderão manifestar interesse em participar da lista de espera, até 2 de fevereiro.
As matrículas junto às instituições começam no dia 2 de fevereiro de 2026, conforme os prazos e procedimentos definidos por cada universidade.
Cronograma do Sisu 2026
- Inscrições: 19 a 23 de janeiro
- Resultado da chamada regular: 29 de janeiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
- Matrículas nas instituições: a partir de 2 de fevereiro