Mais de 400 pessoas participaram, na manhã deste domingo, 28, da 1ª Corrida em alusão aos 143 anos de Rio Branco, realizada pelas ruas do Centro da capital. A concentração ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura.
Promovido por meio da Secretaria Municipal de Gestão Administrativa, o evento foi organizado em parceria com a RPR Eventos Esportivos Culturais e contou com percursos de 5 e 10 quilômetros, reunindo atletas profissionais, amadores e participantes de diferentes faixas etárias.
O secretário municipal de Gestão Administrativa, Marcos Lucena, destacou que a atividade segue uma diretriz da gestão voltada ao incentivo à prática esportiva e ao cuidado com a população.
“O nosso prefeito teve muito cuidado ao pedir que realizássemos essa atividade, primeiro para fortalecer a saúde da nossa população e para mostrar o quanto é bom praticar esporte. Essa corrida é um ato festivo que celebra o aniversário de Rio Branco e convida a população a cuidar da saúde por meio da atividade física”, afirmou.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Alysson Bestene, também participou da corrida e correu ao lado de Adão Santos, de 58 anos, que concluiu o percurso após passar por tratamento contra o câncer.
“Parabéns à Prefeitura, parabéns a Rio Branco e parabéns ao seu Adão. Isso mostra que precisamos estar sempre lutando. O esporte ajuda muito no tratamento de saúde, dá disposição e trabalha a mente e o corpo. Esporte é saúde. Nada mais justo do que, nos 143 anos de Rio Branco, realizar pela primeira vez essa comemoração com uma corrida em frente à Prefeitura”, disse Bestene.
Adão Santos destacou a emoção de participar da prova. “Quero agradecer a Deus, primeiramente. Estou participando de mais uma corrida depois do meu tratamento contra o câncer. Ontem completei 58 anos e estou aqui mostrando que saúde não tem idade. Correr é saúde, é vida”, afirmou.
Além da premiação com troféus e bonificações para os cinco primeiros colocados, todos os participantes que concluíram os percursos receberam medalhas comemorativas.
A prova ocorreu em meio à suspensão da maior parte da programação comemorativa do aniversário da capital, decisão tomada pela gestão municipal diante da necessidade de concentrar esforços no atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas e pela enchente do Rio Acre. A corrida foi mantida por questões logísticas.






