Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeito Tião Bocalom reúne secretariado para planejar socorro às famílias vítimas das enchentes

Prefeito Tião Bocalom reúne secretariado para planejar socorro às famílias vítimas das enchentes

A forte chuva que atingiu o município nas últimas horas causou sérios transtornos. De acordo com a Defesa Civil municipal, foram registrados 171 milímetros de chuva em apenas 17 horas, o equivalente a 19 dias de precipitação, um fato considerado inédito para esta época do ano.

Ao todo, 15 bairros foram afetados, atingindo cerca de 1.500 famílias. Dessas, 10 – entre crianças, jovens, adultos e idosos – precisaram ser retiradas de suas casas e foram acolhidas na Escola Álvaro da Rocha, no bairro da Comquista. As famílias estão recebendo refeições, água potável, atendimento de saúde e outros serviços essenciais.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Acre atingiu a cota de transbordo na manhã deste sábado. Às 9h, o manancial marcou exatamente 14 metros, nível considerado crítico. O volume representa 27 cm a mais em relação à medição das 5h26, quando o rio estava com 13,73 metros. Segundo a Defesa Civil, as primeiras áreas afetadas são as comunidades indígenas que vivem no bairro da Base.

Atualmente, os maiores problemas registrados são enxurradas, deslizamentos e desmoronamentos.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom reuniu, na manhã deste sábado, 27, todo o secretariado municipal para planejar o atendimento às famílias atingidas e determinou o empenho total das equipes da Prefeitura. Em seguida, o prefeito visitou as famílias abrigadas na Escola Álvaro da Rocha, onde se solidarizou com os desabrigados e garantiu total apoio do poder público neste momento de dificuldade.

Prefeito Tião Bocalom reúne secretariado para planejar socorro às famílias vítimas das enchentes

Entre as pessoas acolhidas está Ângela Karine Santos da Silva, que está no abrigo com a filha, o esposo e o cunhado. Moradora do bairro da Paz, ela agradeceu o apoio recebido.

“Muito obrigada à Prefeitura pelo socorro que está dando a mim e à minha família. Em um momento difícil como este, é bom saber que podemos contar com o poder público”, afirmou.

Outra moradora, Sebastião Granjeiro, do bairro Parque das Palmeiras, também elogiou a atuação da gestão municipal. “Nunca fui tão bem atendida em períodos de enchente como nesta gestão. Sou muito grata”, relatou.

Acompanhado do vice-prefeito Alysson Bestene de secretários municipais, o prefeito Tião Bocalom também esteve no Parque de Exposições, onde autorizou o início dos serviços de limpeza do local para, se necessário, construir abrigos provisórios para receber as vítimas das enchentes.

Na zona rural, localidades como Catuaba, Quixadá, Belo Jardim e Colibri já foram atingidas pelas águas do Rio Acre e de igarapés. Famílias da agricultura familiar já começam a contabilizar perdas na produção. No Quixadá, algumas famílias encontram-se isoladas devido ao rompimento de uma bueiro.

Sair da versão mobile