Uma colisão entre dois trens que seguiam para Machu Picchu transformou uma viagem turística em tragédia. O acidente, registrado nesta terça-feira (30) no setor de Pampacahua, no Peru, deixou um maquinista morto e cerca de 70 pessoas feridas, a maioria turistas.
Os trens das empresas Inca Rail S.A. e PeruRail S.A. bateram no km 94 da rota ferroviária, em um dos horários de maior movimento do trecho. A colisão causou danos estruturais às composições e provocou pânico entre os passageiros.
De acordo com informações da imprensa local, o maquinista do trem da Inca Rail, Roberto Cárdenas Loaya, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O comandante da delegacia de polícia de Urubamba, Miguel Lozano, confirmou a identidade da vítima.
Entre os feridos estão passageiros de diversas nacionalidades. Cerca de 20 são peruanos, além de turistas norte-americanos, australianos, colombianos, chilenos, espanhóis, chineses, japoneses, poloneses e mexicanos. Dois brasileiros também ficaram feridos.
As vítimas foram retiradas do local com o apoio de equipes de resgate e transportadas, em parte, em caminhões até unidades de atendimento médico. O tráfego ferroviário no trecho foi temporariamente interrompido.
Em nota, o Ministério de Transportes e Comunicações do Peru lamentou o ocorrido e informou que abriu procedimentos administrativos para investigar as causas do acidente e apurar responsabilidades, conforme a legislação vigente.
Com informações do Metrópoles